O salto alto é um grande aliado das mulheres, sendo usado por elas para melhorar a postura e o visual. A utilização do salto alto contribui com a auto-estima da mulher, a deixa mais bonita, mais feliz, com uma postura melhor, levanta o bumbum, torneia as pernas, entre outros.
Apesar de ser lindo, e muito utilizado pelas mulheres, há vantagens e desvantagens no salto alto:
Desvantagens do salto alto
Graças ao calcanhar elevado, o centro de gravidade do corpo muda, sendo jogado para frente. Para compensar essa inclinação, a mulher tende a empinar o bumbum, jogando o tronco para trás e causando assim uma hiperlordose, comprometendo a postura da mulher, principalmente daquelas que estão em fase de crescimento.
O salto ainda faz com que a panturrilha se contraia, e em questão de poucos meses pode acabar tendo seus nervos encurtados, o que leva a dor nos momentos em que o salto não é utilizado.
O salto ideal para a mulher, que não causa nenhum tipo de dano à saúde deve possuir apenas 3 cm, mas a média geral em cm dos calçados usados pelas mulheres é na realidade 11. Em saltos de até 3 cm, o peso do pé é distribuído por igual, enquanto em saltos maiores que 6 cm, o peso é quase todo jogado para as pontas dos pés, e o calcanhar arca com apenas 10% do valor.
Como até 90% da pressão vai para a frente do pé, essa pressão pode se tornar um joanete, um calo formado pelo desvio dos ossos e que também é agravado pelo uso dos calçados de bico fino.
O salto tipo plataforma é conhecido por ser menos nocivo e mais confortável, mas a verdade é que ele também é muito perigoso, pois dá a sensação de pisada firme, o que muitas vezes acaba facilitando torções e até mesmo quedas.
Vantagens do uso do salto alto
A boa notícia é que não há apenas desvantagens no uso do salto alto. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Campinas mostra que o salto alto pode ser benéfico para o corpo feminino, pois ajuda na circulação, reduzindo a pressão nas veias da perna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.